INDICAÇÕES

Diferentes situações fazem uma pessoa buscar a ajuda de um profissional em saúde mental. Não existem  diagnósticos específicos ou situações clínicas que excluam a possibilidade de atendimento ou de pelo menos, uma avaliação e um encaminhamento. De qualquer modo, existem algumas situações clínicas que eu trabalho com mais afinidade:

Atendimento Clínico

Alguém que está passando por alguma situação de sofrimento psíquico ou com dificuldades ligadas aos sentimentos e comportamentos, tem o potencial de ser ajudado pelo atendimento psiquiátrico.

Psicoterapia Psicanalítica

Nem sempre existe um diagnóstico específico a ser tratado. Uma pessoa pode buscar um atendimento psicológico mobilizado por uma combinação de angústias, dificuldades da vida, desejo de auto-conhecimento e motivação para a psicoterapia. A psicoterapia psicanalítica, em suas diferentes apresentações pode ser uma via para este objetivo.

Transtornos Depressivos e Ansiosos

Aqui estão reunidos os principais problemas de saúde que mobilizam a procura de atendimento psiquiátrico, fazendo parte da psiquiatria geral.

Transtornos de Personalidade

A personalidade pode ser descrita como a forma constante da pessoa se relacionar com si mesmo, com os outros e com a realidade. Às vezes, o “jeito de ser” de alguém traz sofrimento e prejuízos que podem merecer uma intervenção, sobretudo psicoterápica.